Núcleo de Assistência Jurídica Integral ao Preso e seus familiares


O afastamento do preso do ambiente familiar provoca importante readequação nas relações sociais, pois, geralmente, a sobrevivência dos familiares é prejudicada com a ausência de seu apoio financeiro, além de sua família e o próprio preso serem penalizados com a discriminação da sociedade. Por sua vez, a família precisa acompanhar a execução da pena do preso e conhecer as informações básicas sobre como exercer seus direitos. O exercício dos direitos e a presença constante da família durante o tempo que o indivíduo estiver custodiado são fatores fundamentais na integração do preso com sua família e a sociedade, impulsionando e o encorajando para um recomeço cheio de esperanças.

Uma realidade constatada é de que a família do preso carece de informações e orientação no que diz respeito aos seus direitos e os espaços públicos corretos onde buscar a solução das suas necessidades. Conhecendo esta realidade, a Defensoria Pública do Estado da Bahia implantou o "Núcleo de Assistência Jurídica Integral ao Preso e seus familiares", com o objetivo de divulgar os principais direitos dos presos e as formas de que sua família dispõe para ter amplo acesso a sua defesa e à integração social.

Cartilha:

BANNERMENUFAMILIARES.jpg

Defensoria Pública do Estado - Avenida Ulisses Guimarães, nº 3.386, Edf. MultiCab Empresarial CEP - 41.219-400,  Sussuarana, Salvador/Bahia